Tipos e os sistemas de Impermeabilização mais usados na Construção Civil

Os Sistemas de Impermeabilização são usados para garantir a proteção, eficiência e segurança de uma construção contra a ação de fatores externos.

Tipos e os sistemas de Impermeabilização mais usados na Construção Civil

Os Sistemas de Impermeabilização são usados para garantir a proteção, eficiência e segurança de uma construção contra a ação de fatores externos.

 

Na Construção Civil, os Sistemas de Impermeabilização são usados para garantir a proteção, eficiência e segurança de uma construção, seja um empreendimento residencial, industrial ou comercial, contra a ação de fatores externos. Dentre os projetos que uma obra deve contemplar, desde 2010, o responsável pelo planejamento deve desenvolver também um projeto de impermeabilização, conforme norma estabelecida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

Essa etapa indispensável ajuda a impedir, por exemplo, que a água do banho ou até mesmo da chuva, cause umidade e infiltrações, evitando o surgimento de fungos, mofos e o comprometimento das estruturas da obra. Além disso, pode causar outros problemas, como: manchas, soltura de pisos, oxidação, desvalorização do patrimônio, entre outras situações, que podem inclusive comprometer a saúde dos moradores e a segurança da construção. 

 

Através de um serviço completo de impermeabilização é possível evitar problemas futuros! E como existem vários sistemas e tipos de impermeabilização no mercado, pode causar confusão na hora de escolher a melhor opção para a sua construção. Neste post, separamos e trazemos algumas informações importantes que você precisa saber.

 

Tipos de Impermeabilização

 

Impermeabilização Rígida: Indicada para estruturas que não são submetidas a grandes movimentações, que não passam por variações de temperatura ou que não tenham tendências a sofrerem fissuras. 

 

Impermeabilização Flexível: Apesar de servir para todos os outros casos, é voltada para as superfícies que estão sujeitas a dilatações, vibrações e intemperismo (conjunto de processos mecânicos, químicos e  biológicos que causam a desintegração e a decomposição de rochas). 

 

Impermeabilização Semi-flexível: Nos últimos anos, foi desenvolvido esse novo tipo de impermeabilização, que surgiu com objetivo de atender diferentes necessidades nas obras. Consiste em um material bicomponente e de fácil aplicação, que por apresentar características entre o rígido e o flexível, são contraindicados em superfícies que estão sujeitas a dilatação térmica. Vale lembrar também que este tipo de sistema, ainda não está descrito nas normas técnicas brasileiras (ABNT). 

 

Sistemas de Impermeabilização disponíveis no mercado

 

Argamassa Polimérica: Produzido a partir de cimentos especiais, aditivos e polímeros impermeabilizantes, esse tipo de sistema pode ser utilizado em diferentes estruturas, como em subsolos, poços de elevador, muro de arrimo e vigas baldrames. Também pode ser usado em paredes antes da pintura e no chão antes do piso, prolongando a vida útil das estruturas ao dificultar a passagem de água.

 

Dentre suas vantagens, vale destacar a facilidade de aplicação, versatilidade de aplicação e facilidade em encontrar o produto, já dentre suas desvantagens, podemos elencar a menor garantia de durabilidade e resistência a grandes movimentações térmicas.

 

Aditivos Hidrófugos: São componentes que ao serem incorporados na argamassa a torna impermeável. Esse sistema precisa ser feito durante a obra para manter seu baixo custo, pois para refazer ou reformar acaba extrapolando orçamentos. Geralmente são aplicados em vigas baldrames e pisos em contato direto com o solo, não sendo necessária mão-de-obra especializada.

 

Aditivos Cristalizantes: Similar ao aditivo hidrófugo, são compostos químicos adicionados ao concreto com o mesmo objetivo de impermeabilizar. É muito utilizado na fase de construção de reservatórios de água e estação de tratamento, além de fundações, piscinas, túneis e lajes de subsolo. 

 

Resina Epóxi: É a solução mais nobre, pois possui uma maior resistência mecânica e química, por isso, é muito usada para proteção anticorrosiva em ambientes de grande movimentação e em estruturas metálicas. Muito usada em pisos de fábricas, cozinhas industriais, oficinas mecânicas, entre outros. 

 

Emulsão Acrílica: Classificada como flexível, pode ser usada em áreas de movimentação térmica. Não possui proteção mecânica, por isso, é indicada para locais sem tráfego de pessoas e veículos, como terraços e lajes. A desvantagem deste sistema é o fato de não resistir a abrasão e a presença de lâminas de água. 

 

Manta Asfáltica: É um tipo alterado de asfalto que contém polímeros. Usado em todo país, esse sistema de impermeabilização é indicado para diversas estruturas e é encontrado com facilidade no mercado, por ser pré-fabricado e vendido em rolos. 

 

Sua resistência a esforços mecânicos é alta, além de possuir uma durabilidade elevada, porém, o procedimento deve ser feito corretamente e de acordo com as recomendações das normas.

Poliureia: É um composto químico refinado, resultado de uma reação química entre a poliamina e o isocianato, que quando aplicada forma uma camada “plástica” de ótima aderência. Dentre suas características podemos citar a elevada resistência aos ataques químicos, abrasão e furos. Lembrando que a aplicação desse sistema de impermeabilização é muito complexa e exige tanto equipamentos específicos, quanto profissionais qualificados.

 

Gostou do conteúdo? A Sanretech é especialista em soluções de impermeabilização na construção civil, possuindo uma equipe formada por engenheiros especializados e profissionais altamente qualificados. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços! 

Compartilhe nas redes sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest